Sentimos cheiro com a língua: Mito ou verdade?

Acredite, é verdade!

Um Instituto de Pesquisa da Filadélfia nos Estados Unidos comprovou que receptores olfativos funcionais, que atuam na identificação de cheiros no nariz, também podem ser encontrados nas papilas gustativas da língua. Sendo assim, a relação entre olfato e paladar começa na língua e não no cérebro, como se pensava.

Esta relação já é discutida e fonte de curiosidades. Por exemplo, você sabe por que deixamos de sentir o gosto dos alimentos quanto estamos gripados? Isso acontece porque o gosto das comidas e bebidas está relacionado ao seu cheiro e não ao seu sabor. E como a gripe prejudica a capacidade olfativa, interfere na percepção do gosto. As células gustativas, que são os receptores que reconhecem o gosto amargo, doce, salgado e azedo estão mais relacionadas ao cálculo do valores nutritivos e toxidade do que ao gosto em si.

A pesquisa foi importante porque expandiu a compreensão sobre o tipo de interação que os receptores olfativos tem no sistema gustativo humano. Além disso, segundo especialistas as descobertas também podem levar ao desenvolvimento de modificadores de sabor baseados em odor, que seriam úteis ao combate no excesso de sal, açúcar e gordura, associados a doença como diabetes e obesidade. E ainda podem contribuir com o entendimento de como o sistema olfativo detecta odores, visto que ainda não se sabe quais moléculas ativam a grande maioria dos 400 tipos diferentes de receptores olfativos humanos.

As pesquisas continuam e agora buscam determinar se os receptores olfativos estão localizados em células gustativas especificas, como células que detectam doce ou salgado. Outros testes também analisam como as moléculas de odor interferem nas respostas das células gustativas e, por último, a percepção humana de gosto.

O assunto é tão relevante que rendeu uma publicação de um artigo no UOL, a base deste nosso conteúdo. Você pode conferir a matéria na íntegra em: https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2019/04/25/pode-acreditar-cientistas-descobrem-que-sentimos-cheio-com-a-lingua.htm?cmpid=copiaecola

Share:

Deixe uma resposta

Scroll Up