Alterações de paladar

Frequentemente associada à boca amarga, as alterações de paladar são bastante comuns.

As três alterações de paladar mais comuns são a ageusia, caracterizada pela ausência total de sabor, a hipogeusia, marcada pelo fato de o paciente não sentir o sabor de alimentos específicos e a disgeusia, que é a mais comum delas e caracteriza-se pela sensação prolongada de gosto amargo, metálico, ácido, “podre” ou “rançoso”, que acontecem mesmo sem estímulo externo.

A disgeusia pode ser originada por questões bucais e também pelo desequilíbrio em outras partes do organismo, que acaba repercutindo na boca.

O acúmulo de biofilme lingual (saburra lingual), cáseos amigdalianos, alterações nos padrões salivares, doenças periodontais, aftas e feridas bucais podem causar alterações de paladar.

Além disso, a utilização prolongada de medicamentos como o Topiramato, cremes dentais, com lauril sulfato de sódio ou produtos com clorexidina. Alterações fisiológicas como deficiências nutricionais, carência de vitaminais e nutrientes, jejum prolongado e hipoglicemia também são agentes que podem influenciar a disgeusia.

Alterações de paladar

São alguns exemplos da longa lista de condições que podem provocar a presença de boca amarga, ou ainda do gosto ácido, salgado, metálico ou simplesmente ruim ou alterado:

Hábitos como o consumo frequente de bebidas alcóolicas, tabagismo e alterações causadas pela ansiedade, alterações hormonais decorrentes da gravidez, menstruação ou menopausa. Ou infecções nas vias aéreas superiores, enxaqueca, diabetes, problemas na tireoide, doenças do refluxo gastroesofágico e distúrbios alimentares.

A alteração de paladar é um sintoma bastante frequente também nas pessoas com halitose, embora nem sempre a sensação de gosto ruim é acompanhada de alterações no hálito.

Por tudo isso, um diagnóstico preciso realizado por um cirurgião-dentista capacitado é determinante para o sucesso do tratamento, que apresenta resultados rápidos e satisfatórios se conduzido adequadamente.

Se você sofre com estas alterações de paladar e ainda não conhece a Odontologia Integrada RS, marque sua consulta e saiba como a dra. Ana Elisa, profissional qualificada para o tratamento de alterações do paladar, pode ajudá-lo.

Liberdade para ser autêntico!

Se você quer conhecer nosso trabalho e testar a qualidade do seu hálito, venha nos visitar!

Scroll Up